Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bunye ndawo - Unidade em todos os lugares (Zulu)

 
Bunye ndawo - unidade em todos os lugares
Letra Zulu:
Bunye ndawo - Unidade em todos os lugares
Ndawo - Em toda parte
Dan aye - E com ela a Água
...
Iso si zana kama mi - Agora os olhos de minha mãe vêem que choveu
Iso si nika kama mi - Agora olhos da minha mãe ficam como a chuva
Waya Waya Waya ndawo - você passou, você passou, você passou em todos os
lugares.

(Este trecho apresenta backing vocals pelo Coro Gospel do Soweto. Eu não posso dizer se as letras Zulu estão corretas ou não, mas eles estão tão perto quanto se poderia...)
    
     Só poderíamos entender este sentimento, causado por estas palavras se tivéssemos vivido lá. Se tivéssemos passado pelo que eles passaram. As agruras da fome, da sede, da guerra, da discriminação, da segregação e tudo mais que eles viveram e vivem, ainda hoje.
     Ndawo - Em toda parte. Quem sofreu e quem viu o sofrimento a sua volta, sabe que quando chegar a paz, quando chegar a luz, quando chegar a chuva e com ela o alimento, tem que ser pra todos. Não deve haver acepção alguma, se aguentamos tudo de ruim juntos, juntos agora vamos gozar do bem que chegou.
     Dan aye - E com ela a Água. O sofrimento parece cimentar a amizade, a solidariedade. A dor parece despertar o que há de melhor e mais pacífico em cada um de nós. Parece que os que choram juntos, serão muito mais unidos na hora da alegria, do riso, do prazer.
     ...
Iso si zana kama mi - agora os olhos de minha mãe podem ver que choveu.
     ... Iso si nika kama mi - Agora olhos da minha mãe ficam como a chuva.
     Waya Waya Waya ndawo - você passou, você passou, você passou em todos os lugares.
     É incrivel como o povo africano consegue se alegrar, mesmo em meio a tantas coisas difíceis em volta. Percebo que é uma alegria que não está ligada as coisas, mas está ligada ao que eles são. 
     Não alegres e festivos por que tem as coisas, mas por que eles são alguma coisa. São um povo, uma nação, uma etnia. Não importa, eles sabem que são.
     É impressionante, como conseguem. Não sei se conseguiria.
     Nós, brasileiros, parece que herdamos um pouco desta alegria que nasce da experança. Sim, brasileiro  tem um pouco disso: está sempre esperando que as coisas vão melhorar. Uma boa herança da África.